A Linguagem da Internet

 

 

Podemos dizer que Linguagem é todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos, ou seja, diz respeito à capacidade ou faculdade de exercitar a comunicação. Você já deve ter percebido que a internet tem uma Linguagem particular, diferente de tudo que estávamos acostumados a ver. Antes de iniciar a série sobre ‘A Igreja e a internet’ é preciso conhecer a Linguagem da internet.

 

Este tipo de Linguagem está influenciando o nosso vocabulário, palavras como “deletar” incorporou-se em nossas conversas. Os termos técnicos da web estão entrando no cotidiano das pessoas, eles são frutos desta Linguagem. Muitas vezes a Linguagem da internet é conhecida pelas palavras abreviadas utilizadas pelos internautas. Mas muito além de abreviaturas, esta Linguagem possui particularidades.

 

É preciso saber que a internet possui o Hipertexto, que é a superação das limitações da linearidade do antigo texto escrito. Seria um texto dentro de outro texto, ou seja, através do hiperlink (ligação de uma página da internet a outra), são interconectados diversos conjuntos de informação, como palavras, imagens ou sons, que oferecem informações que estendem ou complementam o texto inicial. Assim enriquece a publicação do site ou blog.

 

Depois é preciso saber que os textos para internet são diferentes dos textos convencionais, pois são mais abreviados, geralmente com poucos parágrafos. Como o internauta ler o texto na tela do computador, a leitura fica cansativa, pois não existe muito conforto devido a luminosidade do monitor, logo fica chato ler um texto longo.  Além de que a internet é um leque de conteúdos, então o internauta dificilmente fica somente em uma página, se o texto for longo ele irá trocar de página o mais rápido possível.

 

Os textos da internet, geralmente, possuem imagens, vídeos e áudios interagindo com o texto, são chamados texto “multimídia”. É necessário utilizar essas ferramentas para que a leitura fique mais atraente para o internauta. É preciso também que exista dinamismo, pois um texto monótono não é atraente. A atualização constante se tornou marca da internet, como vivemos numa sociedade muito rápida, os internautas também procuram isso nos sites e blogs. Esses exemplos de particularidades da Linguagem da internet fazem dela um mundo que ainda está sendo desbravado pelos amantes desta nova ferramenta de comunicação.

 

 

Posta da série “A Igreja e a Internet”

Autor: Erick França

Publicado em outubro 6, 2011, em Comunicação na Igreja e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário