Plano de Comunicação nas Igrejas

 
É preciso planejar para colocar algo em prática. Com a área da comunicação não é diferente, é de grande importância a elaboração de um planejamento para que a comunicação funcione nas igrejas. Antes do planejamento é necessária a escolha de pessoas para compor o departamento de comunicação, preferencialmente, escolha pessoas que sejam desta área, mas se não for possível, capacite as pessoas que ficarão à frente do departamento.

 

Antes de tudo é preciso fazer um diagnóstico sobre a comunicação em sua igreja. Já existe departamento específico? Quem se responsabiliza por esta parte? Como está esta área? Logo após inicia-se as etapas do plano. Primeiramente, escolhem-se os objetivos, ou seja, as metas a serem atingidas. Estes objetivos devem ser divididos em curto, médio e longo prazo. Esta divisão depende de como o departamento deverá ser implantado, de forma rápida ou gradual. Para fazer valer os objetivos é preciso montar uma estratégia, é nesta parte que se define como a comunicação será trabalhada na igreja.

 

A estratégia vem seguida do plano de ação, ou seja, o que deve ser feito, quem deve fazer, quando deve ser feito, qual o tempo necessário para a realização, quais meios utilizará, como e onde será realizado e quanto custará. Defina estas questões: o que se pretende atingir com o departamento de comunicação; quais meios a igreja pretende utilizar (internet, boletim, entre outros); qual o público-alvo, ou seja, a quem se destina a comunicação da igreja, aos membros ou pessoas de fora da igreja, se for para os dois públicos, o que se pretende atingir para cada um deles.

 

A última fase do plano é a sua implantação e avaliação, para saber se os objetivos foram atingidos. Pode até parecer complicado implantar um ministério de comunicação na igreja, mas não é. Basta seguir o planejamento a risco. O plano de comunicação é importante, pois dá um norte. Através dele fica mais claro o trabalho do departamento e, por conseguinte, o investimento e o trabalho em comunicação da igreja.

 

 

__

Autor: Erick França

Anúncios

Publicado em setembro 16, 2011, em Comunicação na Igreja. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Tânia Nascimento

    Bem objetivo, fácil de entender. Muito bom! Parabéns!

  1. Pingback: Plano de Comunicação nas Igrejas | Erick França

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: