6 Dicas de Evangelismo Online

evangelismo-onlineO ministério de evangelização online da Sepal, Conhecer Deus, faz um treinamento com seus voluntários que pode ser útil para todos nós. Então resolvemos fazer um resuminho dos pontos principais:

1- Não faça discursos

Em vez disso, faça perguntas que direcionem o pensamento dessa pessoa para a mensagem da salvação. Sempre que pensar em fazer alguma afirmação sobre sua fé, se pergunte se não pode fazer alguma pergunta que induza a pessoa a mesma conclusão. A experiência de fazer suas próprias descobertas terá muito mais impacto e valor duradouro do que qualquer discurso.

2- Não critique

Se você não concorda com algo que ela faz ou crê, questione com serenidade a razão da pessoa acreditar nisto ou o motivo que a levou a esta atitude atitude. NUNCA critique, isso apenas irá afastá-la de você.

3- Não pregue 

A pregação é uma via de mão única. É um dos meios menos efetivos de comunicação atualmente, quando “interatividade” e “imagens” definem o padrão a ser seguido. Nossas escolas há muito tempo aderiram a todo tipo de métodos educacionais interativos para ajudar as crianças a aprenderem de forma lúdica. Mas nós ainda estamos ocupados pregando. Nós, como cristãos, podemos estar acostumados a isso, mas quando a pregação é utilizada para evangelismo ou conversas com não crentes, ela é o pior meio de transmitir a mensagem.

4- Ame as pessoas

Este é o ponto principal. Se você acha que pode amar uma pessoa que não acredita em Deus, você está qualificado para o evangelismo. Se você não pode, por favor, permaneça no banco de sua igreja.

5- Não faça escolhas pelos outros

Cada ser humano tem sua própria responsabilidade. Não é nosso trabalho apontar os erros das pessoas. Nosso trabalho é guiá-las até Jesus. Se, depois disso, uma pessoa descobrir, através da fé em Jesus, que existem alguns erros em sua vida que precisam de reparo, então estes assuntos devem ser resolvidos com Deus em primeiro lugar e com quem ela pedir aconselhamento.

6-Evite a “história dos pescadores”

Coloque-se no lugar da outra pessoa; familiarize-se com suas terminologias e conceitos. Evite o evangeliquês padrão com o qual você foi alimentado toda a sua vida. Conte as verdades bíblicas usando elementos que estão relacionados à realidade da pessoa.

E então, o que achou destas dicas?

 

 

Baseado no treinamento de Peter Scheele (© 2008, Por quê? – Orientação através de questões dirigidas, Eindhoven, Holanda).
Post por: Joice Atique
Anúncios

Publicado em fevereiro 26, 2013, em Evangelismo na internet e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Graças a Deus à Igreja foi dado o Espírito Santo e Sua atuação em nosso favor.
    A ideia apresentada é fria, inadequada e extremamente sem visão de Deus e Seu poder; nos dado em favor da Sua obra.
    Um extremo é espiritualizar a realidade humana, e outro ainda pior é humanizar a realidade espiritual de Deus. Temos sim que compreender conceitos e culturas, em tempo de aplicação; mas, supervalorizar a estrutura de pensamento social e humano pecaminoso, presente na vida das pessoas que não vivem a vida de Deus, é desvalorizar e tornar impotente o poder de Deus que convence o perdido.
    O web site da Sepal é muito rico de informações, mas, não sei porque as matérias que leio no blog geralmente são tão sem sabedorias.
    Duvido que a pessoa que escreveu esta mensagem, tenha convivência direta com as profundezas de Deus pelo Espírito Santo.. Duvido!

    • Olá Souza, obrigada pela sua opinião!

      Entendo que devemos sim fazer tudo o que podemos para nos adaptar culturalmente e pregar o evangelho com toda a eficácia, desde que nenhum princípio bíblico seja quebrado. O trabalho do Espírito Santo é o principal, mas não tira a nossa responsabilidade de agir com todo o conhecimento e sabedoria que temos. É disto que este texto trata, sinto muito que não tenha compreendido, mas os seus comentários são sempre bem vindos! 🙂


      Joice Atique

    • Anderson Figueiredo

      Concordo com sua resposta Joice Atique e descordo da sua Souza.

      “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
      1 Coríntios 9:22”

  2. Cláudio Antônio da Silva

    Republicou isso em Cláudio Antônio da Silva!e comentado:
    O evangelismo é algo que deve fazer parte do nosso viver diário.

  3. Jocimar Malaquias da Silva

    ide e pregai a toda criatura e mandamento do senhor.

  4. Jocimar Malaquias da Silva

    eu to sempre evangelizando pela net e papai do ceu vai dar respostas.

  5. Ola joice Deus ti deu uma sabedoria celestial para responder as criticas do sousa, que Deus ti abencoa gradimenti .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: