O Boletim Dominical

Uma das primeiras ferramentas de comunicação das igrejas é o boletim dominical. O folheto é escrito para apresentar a programação da igreja para os membros e visitantes, e é, às vezes, a única forma de comunicação que as pequenas igrejas possuem. O importante é que, sejam nas grandes catedrais ou nas igrejas de periferias, ele está presente na maioria das igrejas. Pensando em contemplar todos os irmãos que dispõem deste tipo de comunicação em seus ministérios, e também aqueles que querem inseri-lo, vamos apresentar algumas dicas sobre boletins.

Primeiro devemos saber qual a função do boletim, acredito que para a maioria das igrejas, a função é informativa, ou seja, informar aos membros sobre a programação e sobre notícias em geral. Mas não podemos deixar de lado a função “litúrgica”, ou seja,  deixar bem claro para os membros e visitantes a liturgia da igreja. Dentre outras funções que seu boletim possa ter, sempre vai ter uma predominante, certamente, será a função informativa.

Após saber a função do seu boletim é hora de organizar as ideias para colocar no papel. A maioria dos boletins começa com um texto, que pode ser a opinião do pastor, um artigo ou algo do tipo.  Mas primeiro é preciso colocar o cabeçalho do boletim, que é o logotipo do seu ministério e  o endereço dele. Nas páginas seguintes você fica livre para usar a imaginação, ou coloca a ordem do culto (liturgia), ou coloca informações sobre a programação semanal da igreja ou notícias do mundo evangélico. Também é bom deixar um espaço para cada departamento da igreja. Uma ideia legal é colocar um plano de leitura semanal da Bíblia.

É bom ressaltar para os membros a importância da mordomia cristã, o site ganancia.com.br dispõe de uma ferramenta para boletins que se chama “Mordomo fiel”, são pequenas reflexões sobre o tema. O bom é que o recurso é gratuito, só basta colocar o crédito no boletim. Outra ideia interessante é colocar charge cristã, utilizar o humor para edificar a igreja. Você ainda pode colocar os aniversariantes da semana e um espaço para missões ou testemunhos. Existem várias formas para você fazer do boletim algo relevante para a igreja, o bom é a troca de experiência, então se você tem alguma ideia interessante deixe um comentário neste post para que outras pessoas possam ser edificadas como você foi. E se seu ministério tiver um site ou blog você ainda pode disponibilizá-lo na internet. Em breve escreveremos outros textos sobre boletins.

Autor: Erick França

Anúncios

Publicado em janeiro 24, 2012, em Comunicação na Igreja. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Caro irmão!
    Muito importante essas dicas e informações para a montagem do boletim.

  2. Caríssimos,
    Creio ser útil também um espaço para prestação de contas, informações que esclareçam as parcerias da igreja e as necessidades de investimento.
    Muito grato pela contribuição

    Pr. Petronio Borges
    http://www.pastorcomciencia.blogspot.com.br

  1. Pingback: O Boletim Dominical | Erick França

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: