Dicas para Melhorar a Comunicação na sua Igreja

comunicacao-igreja

Não adianta investir na área de comunicação da sua igreja, conseguir voluntários, abrir contas em todas as redes sociais, mudar layouts e logos, se você não sentar com a sua equipe para planejar antes!

Mas como começar? Sugerimos duas perguntas que ajudam – e muito:

Quem queremos alcançar?

A resposta ‘Todos!’ não vale!

Que tal começar lendo a declaração de Missão/Visão da sua igreja? Tudo que uma igreja faz deve refletir sua missão. Se a sua igreja, como a maioria das igrejas, tem algum tipo de frase evangelística em sua declaração de missão, converse com os líderes, pergunte quem são os principais alvos evangelísticos da igreja, que projetos já estão acontecendo e quem eles estão alcançando.

Definir seu público alvo é fundamental, pois uma estratégia de comunicação evangelística, por exemplo, irá forçar a sua equipe a desenvolver um sistema de comunicação simples, que prefere se comunicar com aqueles que não estão acostumados com a linguagem e os costumes da sua igreja, tanto na internet quanto no boletim e no púlpito.

Dica: Se vocês usarão um vídeo para dar recados no início do culto, usem uma parte dele para dar informações básicas sobre a igreja para os visitantes. Sim, isso significa que os membros ouvirão várias vezes aquela mensagem, e por isso é tão importante definir o seu alvo! Se as pessoas ‘novas’ são o principal alvo, então é com eles que a igreja precisa falar!

Como é que vamos alcançar o nosso público no fim de semana e durante a semana?

O fim de semana parece fácil, mas sem um plano estratégico que vai virar um caos – Acredite!

Primeiro, defina critérios para decidir o que será falado no boletim, no púlpito e no telão. Alguns critérios podem ser: Vale a pena dar todos os recados da programação semanal? Qual a porcentagem de pessoas no culto a quem esta mensagem se aplica? Se estiver abaixo de 90%, então talvez exista uma maneira mais direcionada de se comunicar com elas.

Um critério importante: O seu site, newsletter e mídia social devem continuar o diálogo que se iniciou no fim de semana, não pode ser algo paralelo ao que acontece presencialmente na igreja. Se o tema do mês é ‘Graça’, todos os meios de comunicação devem ajudar a ampliar é aprofundar este tema.

A palavra de outra na internet é a interatividade! Envolva as pessoas. Não basta passar informações. Inicie diálogos! Através de perguntas, fotos, vídeos… Não há limites! Divirta-se!

 

 
Esta é a nossa dica para quem quer estruturar o trabalho de comunicação da sua igreja.

Você tem alguma outra sugestão para quem está começando? Comente! 🙂

 

Joice Atique

Anúncios

Publicado em março 18, 2013, em Comunicação na Igreja e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: